Honolulu - meu primeiro intercâmbio
Eu não sei dizer ao certo quando comecei a sentir vontade de fazer um curso de idiomas fora do Brasil. É possível fazer programa de intercâmbio para estudar um idioma em diversos locais por pouco tempo.
Eu estava me preparando para fazer esse curso durante um mês, pesquisei alguns destinos - os mais famosos - como: Canadá, Estados Unidos ou Inglaterra. Ainda não tinha certeza de quando poderia realizar esse sonho.
Então, surgiu uma oportunidade. Eu participei de um processo, fui selecionada e acabei sendo "presenteada" com um destino "inesperado", que foi escolhido pelos organizadores: Honolulu - Havaí, Estados Unidos.
Pois é, que "presente" poder visitar um lugar tão conhecido e desejado por muitos. Eu, na verdade, nem tinha pensado nesta opção. Já tinha visto filmes e séries em que a família vai passear lá e parecia tão lindo, mas tão distante da "minha realidade".
Distante foi mesmo, rsrs... foram quase vinte horas voando e mais algumas horas para outros processos. Mas valeu a pena! Foi incrível!
A empresa que organizou tudo foi a Egali Intercâmbio. Eu fui muito bem atendida e eles cuidaram de cada detalhe, incluindo o transporte. A equipe deu suporte em todas as etapas, desde o visto - que neste caso era de estudante - até o retorno.
Quer saber mais sobre o visto, acesse:
Eu me hospedei em uma casa de uma família. Imersão completa! Quando cheguei, minha "host mother" me deu um belo colar (como em um filme, kkkk) e o sorriso mais lindo do mundo. Foi um momento muito especial. Eu curti muito essa experiência por ter a possibilidade de conhecer mais sobre a cultura e isso também me permitiu praticar o inglês na comunicação com a família. Porém, é possível escolher diversos tipos de hospedagens, de acordo com o seu perfil.
Eu estudei na escola Global Village Hawaii 'Ohana onde também fui muito bem recebida e gostei do curso. Encontrei alguns brasileiros, mas lá, como em outras escolas, só era permitido se comunicar em inglês. Essa regra é interessante, pois te incentiva a praticar mais - afinal o objetivo é aprender!
Alguns professores dizem que por ter que falar inglês o tempo com quase todos que encontra o intercâmbio pode trazer mais resultados. Eu acho que todo aprendizado é importante, gostei dos cursos de inglês que fiz no Brasil também, mas é fato que viajando você pratica por muitas horas todos os dias e, no cotidiano, é claro que isso é difícil. Como você vai chegar em uma loja e pedir o produto em inglês, né?! rsrs
Também deu para "turistar". Depois da aula eu visitava alguns pontos turísticos e obviamente aproveitava as praias e outros atrativos.
Na época eu nem imaginava que escreveria sobre as minhas viagens, por isso, não tenho informações tão precisas. Então, vou compartilhar alguns momentos:
O caminho foi longo, indico uso de tênis, mas super recomendo a visita. A vista compensa todo o esforço.
Em um tour passei por diversos lugares, mas infelizmente não anotei os nomes.
Foi muito legal ver as tartarugas. O local é demarcado e acompanhado sob o cuidado de uma organização. Saiba mais:
Parada para ver a plantação de abacaxi - Dole Plantation
Pensa em lugar maravilhoso!
Também distante, usei o ônibus e levei umas horas para chegar. A única coisa "triste" é que a água é super gelada. Confesso, não tive coragem.
Hula
Eu assisti muitos espetáculos de Hula - dança típica. Um mais lindo que o outro. E tinham outras atrações também.
Como eu disse anteriormente não tinha planos de relatar minhas viagens, então acho que a melhor foto para compartilhar é a da placa porque o local é grande e só tenho fotos de objetos ou "cenários" parciais. Para amantes de história é essencial visitar, em alguns momentos eu fiquei comovida, pois as lembranças não são felizes.
Eu tive o privilégio de participar de um evento em memória dos entes que já partiram. Eles homenagearam aqueles que lutaram. Foi emocionante e lindo!
No final percebi que fazer um intercâmbio é viver uma experiência única de aprendizado, não só em relação ao idioma, mas principalmente em relação à cultura. Eu tinha uma rotina, usava o transporte público, observava, experimentava comidas e claro, saia da minha zona de conforto. Conheci lugares e pessoas inesquecíveis e vivi o "Hawaii Spirit". Não dá para fazer uma tradução literal, porque para mim essa expressão tem um significado extraordinário. A impressão que tive foi que lá é sempre um ótimo dia.
Eu voltei transformada, renovada e com outra visão em relação a viajar. E você, já pensou em estudar fora do país?

Comentários
Postar um comentário