Trilha do Morro da Urca - Rio de Janeiro
É praticamente uma escadaria. São 900 metros de extensão, 200 metros de altitude e aproximadamente 40 minutos de duração. Classificada como leve. Não indicada se estiver molhada. Importante: o portão para acesso ao Complexo Turístico do Bondinho Pão de Açúcar está aberto das 10:00 às 17:00. Já a pista abre às 06:00. (informações disponíveis nas placas expostas no local)
O acesso é pela Pista Cláudio Coutinho localizada na Praia Vermelha. Eu cheguei um pouco mais cedo para passear e não me arrependi, pois a vista é impressionante.
Foi solicitada a apresentação de documento com foto e carteira de vacinação contra Covid-19. O uso de máscara era obrigatório quando estive lá, consulte o site (bondinho.com.br) para informações atualizadas.
Há orientações na entrada, facilitando a identificação e preparação para a subida.
O trajeto é incrível, com muitas árvores fazendo sombra e bem conservado.
Momento em que olhei para trás, para apreciar o ambiente. Amo lugares assim, onde a natureza é protagonista.
Seguindo e subindo... íngreme, mas com estrutura para visitação.
Além das escadas, neste trecho há uma corda para ajudar a caminhar pelo morro.
Alguns colaboradores subiram também para fazer a manutenção. Esse tronco seria retirado para evitar acidentes.
Entre as árvores lá estava o Pão de Açúcar, desta vez eu não fui até lá. Mas já tive o privilégio fazer o roteiro completo. Veja a postagem: Bondinho Pão de Açúcar
Tão foto, mas o mico é uma espécie exótica invasora das matas do Rio de Janeiro e traz problemas.
Não encontrei quaisquer animais, mas não custa deixar um aviso para que todos fiquem atentos.
Depois de apresentar a documentação necessária, atravessar o portão, a temperatura foi aferida e desfrutei da estação do Bondinho, descansei um pouco e comprei o bilhete para descer (R$ 40,00). Porém, é possível retornar pela trilha sem ter que pagar. Ou ainda, adquirir o bilhete Trilha Bondinho por R$ 100,00 para visita completa. Valores de outubro de 2021.
Antes de começar, cruzei a Praça General Tibúrcio. Situada ao lado do teleférico apresenta uma vista linda.
Depois desta praça admirei a Praia Vermelha, na qual voltei ao finalizar a jornada. Até molhei os pés, contudo a temperatura da água estava tão gelada que nem tive coragem de entrar no mar. Aliás, quase ninguém teve! Ao menos durante o registro, rsrs
Foi uma manhã maravilhosa e muito tranquila. Uma ótima opção para quem ama trilhar.
Outros passeios na cidade maravilhosa? Acesse postagens com o rótulo Rio de Janeiro:
https://descobertasdeumaviajante.blogspot.com/search/label/Rio%20de%20Janeiro
https://descobertasdeumaviajante.blogspot.com/search/label/Rio%20de%20Janeiro
Comentários
Postar um comentário