Trilha do Morro da Urca - Rio de Janeiro

É praticamente uma escadaria. São 900 metros de extensão, 200 metros de altitude e aproximadamente 40 minutos de duração. Classificada como leve. Não indicada se estiver molhada. Importante: o portão para acesso ao Complexo Turístico do Bondinho Pão de Açúcar está aberto das 10:00 às 17:00. Já a pista abre às 06:00. (informações disponíveis nas placas expostas no local)

O acesso é pela Pista Cláudio Coutinho localizada na Praia Vermelha. Eu cheguei um pouco mais cedo para passear e não me arrependi, pois a vista é impressionante. 

Foi solicitada a apresentação de documento com foto e carteira de vacinação contra Covid-19. O uso de máscara era obrigatório quando estive lá, consulte o site (bondinho.com.br) para informações atualizadas.

Há orientações na entrada, facilitando a identificação e preparação para a subida.


O trajeto é incrível, com muitas árvores fazendo sombra e bem conservado. 


Momento em que olhei para trás, para apreciar o ambiente. Amo lugares assim, onde a natureza é protagonista.
 

Seguindo e subindo... íngreme, mas com estrutura para visitação.



Além das escadas, neste trecho há uma corda para ajudar a caminhar pelo morro.



Alguns colaboradores subiram também para fazer a manutenção. Esse tronco seria retirado para evitar acidentes.


O sol adentrava a floresta, deixando o lugar ainda mais charmoso.



Os letreiros espalhados pela rota davam dicas para cuidar da floresta. Eram cinco passos.



"No meio do caminho tinha uma pedra." Carlos Drummond de Andrade



Entre as árvores lá estava o Pão de Açúcar, desta vez eu não fui até lá. Mas já tive o privilégio fazer o roteiro completo. Veja a postagem: Bondinho Pão de Açúcar






Tão foto, mas o mico é uma espécie exótica invasora das matas do Rio de Janeiro e traz problemas.




Não encontrei quaisquer animais, mas não custa deixar um aviso para que todos fiquem atentos.
 


Último passo e final da aventura.


Depois de apresentar a documentação necessária, atravessar o portão, a temperatura foi aferida e desfrutei da estação do Bondinho, descansei um pouco e comprei o bilhete para descer (R$ 40,00). Porém, é possível retornar pela trilha sem ter que pagar. Ou ainda, adquirir o bilhete Trilha Bondinho por R$ 100,00 para visita completa.  Valores de outubro de 2021.





Antes de começar, cruzei a Praça General Tibúrcio. Situada ao lado do teleférico apresenta uma vista linda. 


Depois desta praça admirei a Praia Vermelha, na qual voltei ao finalizar a jornada. Até molhei os pés, contudo a temperatura da água estava tão gelada que nem tive coragem de entrar no mar. Aliás, quase ninguém teve! Ao menos durante o registro, rsrs


Foi uma manhã maravilhosa e muito tranquila. Uma ótima opção para quem ama trilhar.


Outros passeios na cidade maravilhosa? Acesse postagens com o rótulo Rio de Janeiro:

https://descobertasdeumaviajante.blogspot.com/search/label/Rio%20de%20Janeiro

Comentários