Jalapão - Tocantins
Hoje vou contar sobre mais uma viagem que fiz em grupo, é uma excursão, só que a maioria dos viajantes não se conheciam. Eu só conhecia a Elis, forasteira incrível que faz parte da equipe dos Forasteiros - nos conhecemos em outra viagem para São Thomé das Letras.
Eu fiz várias viagens com os eles e sempre ouvia que o Jalapão era imperdível, o melhor destino - segundo alguns forasteiros que conheci. Fiquei pensando por um tempo como conhecer esse lugar se precisava de um dia extra, além do final de semana. Então, decidi planejar uma visita nas férias. O bom que pude incluir mais uns dias e fazer uma parada em Palmas e aproveitar mais, até porque o valor da passagem não mudou. Adoroo, rsrs. Praticamente duas viagens em uma.
O mês era julho. E lá fui eu para mais uma aventura. Detalhe: dessa fez era mesmo uma aventura, super ousada e repleta de surpresas agradáveis! Cheguei pelo aeroporto de Palmas, chamei um motorista de aplicativo e me acomodei no hostel. Já tinham algumas pessoas lá, então saímos para jantar juntos. Todos muito animados, cheios de expectativas!
Bem cedo saímos pelas estradas, no início asfalto e depois terra, a paisagem já começava a impressionar. Um pouco de poeira, depois muita poeira, rs...
Bem cedo saímos pelas estradas, no início asfalto e depois terra, a paisagem já começava a impressionar. Um pouco de poeira, depois muita poeira, rs...
Após um longo trajeto, enfim nossa primeira parada. Morro Vermelho.
Escolhi a panorâmica para começar porque é possível ver mais detalhes.
Um amiguinho curioso no caminho. Como é bom encontrar os animais em seus ambientes.
Essa rocha chama muita atenção devido ao formato. Parece um homem, ou será que estou delirando? kkk
Para ser sincera eu não sei se ia reparar se não falassem.. kkk
Fizemos uma trilha bem curta e rápida e subimos nas rochas, como sempre a vista do alto é deslumbrante!
Passamos pela Serra da Catedral. Porque será que tem esse nome, né?!?!
Outra parada, agora para refrescar. Cachoeira das Araras, como toda cachoeira a água estava "congelante". Eu sofri muito, mas como estava calor não lutei com a minha vontade e entrei... ai... só de lembrar já sinto um friozinho, rs
Então, fomos para o momento mais aguardado, pelo menos para mim. O fervedouro. Este se chama Bela Vista e "põe" bela nisso, rs
Eu estava super curiosa para conhecer esse atrativo por ser algo que nunca tinha visto antes.
E é verdade, você não afunda! A água é transparente e você vê o movimento. Muito difícil descrever a sensação, mas é muito legal!
Depois de tudo isso, era hora de descansar. No dia seguinte novamente acordamos cedo e a primeira parada foi mágica, pois a Cachoeira do Formiga não é gelada! Nem acreditei, corri para a água!!
Além disso, ela é muito diferente, parece uma piscina!
Continuando com a mágica olha só o Fervedouro do Buritizinho. Nem tenho palavras para descrever a beleza desse local. E se você observar bem conseguirá ver o movimento também.
Para fechar adivinha o que fizemos?
Fomos até as Dunas para assistir o meu espetáculo favorito: o Pôr do Sol.
Parece até uma miragem, reparem como o cenário muda ao subir.
Mais um dia se foi... Tchau Sol...
Para o último dia, fizemos uma trilha difícil, pois era uma subida com pedras. E como o objetivo era ver outro espetáculo: o Nascer do Sol, subimos no escuro. E que subida! O trajeto durou mais de uma hora e o ritmo também foi relativamente acelerado para não perder o show.
Voltamos para tomar café e logo pegamos a estrada, agora o destino era o Cânion Sussuapara, praticamente uma "fenda". Descemos uma escada.
E por mais inacreditável que pareça eu tive coragem de sentir a queda de água gelada.
Para o último dia, fizemos uma trilha difícil, pois era uma subida com pedras. E como o objetivo era ver outro espetáculo: o Nascer do Sol, subimos no escuro. E que subida! O trajeto durou mais de uma hora e o ritmo também foi relativamente acelerado para não perder o show.
Assistimos, curtimos, conversamos e chegou a hora de descer. A descida sempre é menos cansativa, mas o joelho fica meio detonado. Só aí, que pudemos ver como era a trilha. Alguns trechos bem estreitos, sempre com paisagens maravilhosas.
Mais um amiguinho, rs
A última parada foi a Pedra Furada, que ficou famosa por causa da novela "O outro lado do paraíso" da Globo.
Eu me senti muito mochileira, porque cada dia dormimos em um lugar diferente e rodamos muitos quilômetros.
Foram dias intensos em todos os sentidos, tanto em relação ao encantamento quanto ao desgaste físico, mas com certeza o encantamento superou o cansaço em todos os momentos.
Eu tive a sorte de viajar com pessoas maravilhosas que fizeram esses momentos ainda mais memoráveis. E, na verdade, essa é uma vantagens de viajar em grupo, pois você sempre vai encontrar pessoas especiais.
Voltamos para Palmas e ainda jantamos juntos em uma feira de artesanato.
Nunca vou esquecer essa viagem, nem que eu quisesse conseguiria. Foram tantas emoções, foi quase como conhecer diversos destinos ao mesmo tempo. Como diz a Elis o Jalapão é Bruto, kkkk
Eu super indico o roteiro dos Forateiros, deu para aproveitar muito!
Se quiser saber mais sobre o Jalapão acesse o site:



















Comentários
Postar um comentário