Volunturismo na Amazônia
Ah! O Brasil... tão imenso, tão especial e tão lindo!
Às vezes rola uma tristeza em relação à algumas “áreas”. Ainda assim, nosso país é maravilhoso. São tantas belezas naturais. Lugares tão diferentes que agradam a todos, pessoas que querem fazer a diferença. Se eu pudesse visitaria todos!
Eu escolhi viajar para poder não só visitar lugares, mas conhecer mais, e principalmente, para viver experiências. Momentos únicos que ficam na memória e no coração, e nos fazem sair da zona de conforto que parece tão melhor do que qualquer outra coisa, rsrs. Esses momentos transformam nossa vida e a maneira como olhamos para ela. Já fiz diversos tipos de viagens - como você já pode ter percebido se leu outras postagens do blog - na verdade eu ainda tenho outras experiências que ainda vou compartilhar.
Existem várias formas de viver experiências e transformar vidas. Já participei de alguns projetos voluntários para fazer parte da transformação da vida de outros também, mas com as tarefas cotidianas ficou um pouco mais complicado de conciliar horários e datas. Então, resolvi pesquisar mais sobre trabalho voluntário para buscar outras opções.
Na época um amigo comentou sobre uma agência de intercâmbio social chamada Exchange do Bem. Ainda não consegui conciliar datas para fazer o intercâmbio. Eles oferecem diversos destinos e conheci uma pessoa que fez e curtiu. Quando pesquisei, eles ofereciam a Expedição Amazônia que seria em um feriado. Achei muito bom, pois poderia fazer uma viagem e ainda compartilhar conhecimentos. Voluntariado durante a viagem, pareceu a solução perfeita e foi!
Essa expedição é organizada pela Vivalá. Para saber mais acesse o site.
Quando escolhi fazer essa viagem não imaginava como seria. Eu sempre sonhei em visitar a Amazônia, mas sempre achei que seria complicado. Como a empresa organizou todo o roteiro foi muito fácil. Eu me senti tranquila e segura durante todo o tempo. E pude aproveitar momentos de lazer e realizar um trabalho importante.
Uma parte do trajeto é feita de barco. Já começamos passeando e apreciando paisagens incríveis!
Ficamos literalmente no meio da mata, em um Hotel de Selva às margens do Rio Negro - Caboclos House Ecolodge.
Ao chegar avistamos essa recepção onde fomos recebidos com muita atenção e carinho, além de receber um delicioso suco. Que lembrança!
Todos os passeios e monitorias foram realizados usando embarcação, por isso tem muitas fotos como essa, onde o Rio é o personagem principal. Que final de tarde, né?! E ainda tomamos banho de rio.
Quando acordei, olhei para a parede e vi algo suspeito, ao acender a luz adivinha... uma visita inesperada, quer dizer esperada, né?!
Como era hora de sair deixamos nossa amiga e quando voltamos ela já tinha partido. kkk
Durante a estadia recebemos mais alguns visitantes, mas não houve qualquer incidente. Só um sapinho que não nos deixou, mas ele se escondia o tempo todo.
Os nossos passeios de barco foram muito especiais, como dá para perceber pelas diversas fotos.
A monitoria (trabalho voluntário) foi realizada na Vila Acajatuba. Os voluntários são chamados de transformadores, mas nós é que acabamos transformados. Foi uma experiência fantástica, aprendemos e compartilhamos muito.
E também contribuímos com o turismo local, porque as empresas contratadas fazem parte do projeto. Então, além da troca de informações também utilizamos os serviços desses empreendedores. E que serviços! Olha só esse restaurante, a vista, a estrutura e a comida! Tudo impecável!
E depois do almoço ainda deu tempo de tomar banho de rio. Foi maravilhoso.
Essa placa foi feita em uma das expedições anteriores, que trabalho admirável.
Sempre amei assistir o Pôr do Sol, ao vivo foi ainda mais majestoso. Nem tenho palavras para descrever esse momento.
Também teve nascer do sol... foi difícil acordar, entretanto valeu cada segundo.
Olha o barco! Foram necessários 02, pois foram muitos transformadores. Fiquei impressionada com a quantidade de pessoas. Quantas pessoas querendo contribuir e transformar...
Entre o trabalho e os passeios ainda deu tempo de descansar e curtir a rede e os sons da natureza. Se eu fechar os olhos consigo me lembrar de como foi especial.
Como eu já mencionei foi transformador participar deste projeto. Todas as trocas foram significativas e valiosas, seja com os transformadores, empreendedores ou organizadores. Realizei um sonho: conhecer a Amazônia e ainda aprendi tanto! Foi ótimo poder conciliar o prazer de curtir um destino turístico e compartilhar conhecimentos para contribuir com o crescimento do empreendedorismo da região.
Eu indico essa experiência se você quer transformar sua vida. Turismo consciente e significativo para todos os envolvidos.































Comentários
Postar um comentário