Trilha das 7 praias Ubatuba
Eu sinto que uma viagem começa com o planejamento. Ao pesquisar sobre o destino escolhido você encontra informações, fotos e já vai sentindo as boas "vibrações". E claro, criando expectativas.
Achamos muitas matérias sobre a famosa Trilha das 7 praias em Ubatuba. Algumas com dados similares e outras com dados diferentes. Entretanto, o objetivo aqui é apenas compartilhar a minha experiência.
As pesquisas indicaram que o melhor período para fazer essa atividade é entre maio e agosto, visto que no verão chove muito. No nosso caso escolhemos janeiro para iniciar bem o ano, apesar do risco de chover e precisar cancelar! Para nossa felicidade o clima ajudou bastante.
Não foi muito fácil chegar em Ubatuba já que o trânsito atrasou bastante o nosso percurso, contudo, conseguimos finalizar a tempo de tomar um delicioso banho de mar... e que banho! rs... A temperatura da água estava agradável e ainda fomos abençoados com um belo pôr de sol.
Essa é a Praia da Lagoinha. Ela é a primeira ou a última da trilha, dependendo do trajeto. Escolhemos começar pela Praia da Fortaleza e nos hospedamos próximo a esta para diminuir a dificuldade com transporte, já que lemos que seria complicado devido aos poucos horários de ônibus, disponibilidade do motoristas de aplicativos ou barcos. Além de, questões climáticas, pois poderia chover.
De manhã tentamos chamar um motorista de aplicativo - não foi possível. Utilizamos o barco (pesquisamos no dia anterior). Segundo os barqueiros era possível retornar, porém preferimos ir com a embarcação e voltar pela trilha uma vez que não precisaríamos mais do transporte. Não foi barato, todavia foi a melhor opção. Até porque no dia o mar já estava bem agitado e havia a possibilidade de eles pararem de trabalhar por segurança.
Acabou sendo um passeio, pois que a paisagem era linda. Estava um pouco nublado, portanto as fotos ficaram bem diferentes devido ao ângulo escolhido. E amei a primeira!
Iniciamos e "de cara" vimos essa "abertura" na mata. Seguindo em frente foi possível ver o oceano por cima da vegetação. Simplesmente deslumbrante!
Após alguns minutos decidimos fazer a primeira parada em um pequeno desvio para o Pontão da Fortaleza. Neste ponto tem dois mirantes, de um lado você olha em direção ao oceano e do outro vê a orla de Fortaleza. Eu achei que valeu a pena!
O caminho é tranquilo, no entanto em alguns trechos é preciso ter mais atenção. Especialmente naqueles em que se vê cordas. Antes de segurar verifique se não está solta ou se tem algum inseto. Não sei se dá para perceber pela foto, porém é um pouco difícil subir.
Quanto mais andamos mais emoções. Que paisagem, né?! Imagina pessoalmente...
Muita cautela com árvores caídas. Nada que impossibilite a passagem, só requer cuidados para evitar acidentes.
A maior parte do caminho é fácil. Mas demorou um pouco para chegar na primeira praia.
Aqui a corda é uma proteção por causa de um buraco, conforme eu disse redobre a atenção ao ver cordas.
De repente, ouvimos um barulho, ao procurar vimos de longe uns animais. Tentei um "zoom" e até que ficou lindo. É tão bom ver que eles estão livres na natureza... quem dera todos os animais fossem respeitados.
Enfim, a primeira! Ao lado da entrada tinha essa placa vermelha e um comércio onde compramos água. Lembre de levar bastante... As ondas eram fortes, mas nada como um mergulho pós caminhada, rs
Aqui dá para ver a orla toda, após a atravessar encontramos outro letreiro. Então, foram duas.
Essa parte foi um pouco difícil, em função do sol forte e por ser uma área bastante irregular e escorregadia.
Havia uma subida, que termina em outro mirante. Apesar de cansar, compensou.
Percorremos mais uma parte e chegamos na Praia Grande do Bonete. Como não localizamos sinalização confirmamos com um homem. Essa estava cheia de banhistas. Ficamos ali um tempo para aproveitar o mar e a sombra. Deu para sentar nestas pedras num canto mais vazio. Para continuar a atravessamos e na saída um banner colorido com o nome e algumas instruções importantes.
Passamos por um espaço arborizado e avistamos um pé de jaca. A partir daqui encontramos mais pessoas.
Na sequência, sem placa Praia do Bonete.
Uma reflexão sobre preservação. Questão essencial e urgente!
Com chuva decidimos apenas seguir. De acordo com o google maps as próximas são Peres e Oeste. Finalizamos após cinco horas e meia. Abaixo um print da rota.
![]() |
| Fonte: google maps |
Foi maravilhoso admirar as belezas de tantas praias e da Mata Atlântica em um único roteiro. Mais dez quilômetros para o histórico dessa viajante, rs.
Clique nos marcadores ou na lupa para pesquisar outras aventuras. Se você gosta de jornadas a beira-mar indico a postagem:































Comentários
Postar um comentário