Balneário Camboriú - um refúgio para relaxar
Pesquisando opções de viagem econômica e roteiro calmo para relaxar encontrei um voo para Navegantes e decidi explorar Balneário Camboriú. Uma ótima escolha! Curti uns passeios e muita água salgada.
Após um refrescante banho, percorri uns dois quilômetros e cheguei ao Molhe da Barra Norte, em obras, todavia é possível acessar o local é se impressionar com este panorama.
Deck do Pontal Norte
As passarelas do Pontal do Norte são estruturas de madeira ao longo da orla que permitem passar por esta área arborizada cercada pelo mar e vista privilegiada.
Ao logo destas tem vários bancos para descansar ou observar tal cenário deslumbrante.
A Praia do Canto - segundo o mapa turístico ou Prainha segundo as placas disponibilizadas na trilha - é parada obrigatória. Fiz o trajeto inteiro e curti a sombra na Praia do Buraco, deu até para dormir um pouquinho. rs
Na volta presenciei o anoitecer com cores inacreditáveis.
Em algumas noites desfrutei de passeios à beira mar, já que há iluminação e muitas pessoas vivendo momentos prazerosos. Vi até alguns corajosos na água, kkkk
Morro do Careca
São duas maneiras de subir, você pode ir de carro ou caminhando. Eu, claro, caminhei. O percurso é simples, exceto um trecho.
Partindo do bairro Nações, sob a proteção as árvores na calçada. Segui em direção a Barra Norte onde primeiro atravessei as passarelas do Pontal Norte. A paisagem impressiona. Depois a Praia do Buraco - um quilometro de areia fofa, contudo até aqui, nenhuma dificuldade.
Dependendo da maré você pode andar até o fim da extensa faixa de areia e a escada que dá acesso ao topo do morro estará à esquerda. Quando eu fui a maré estava meio alta, então preferi atravessar por rochas, esta alternativa requer atenção e não é tão fácil. Não é tão alto, porém o risco é de escorregar.
A escada não muito é longa, mas subida sempre demanda maior esforço e cautela. Depois dela, o último trecho é de asfalto e estreito - cuidado com os carros!
Neste nível já tem esse visual incrível, embora a recompensa mor esteja no final. Mesmo assim, olhe para trás.
Infelizmente, quando estive lá o voo duplo de parapente estava suspenso, fiquei só observando. Pena!
Esse cãozinho estava lá e parou ao meu lado para apreciar também, olha que fofo! Rs
Uma curiosidade é a enorme sombra dos edifícios à tarde. Um deleite aos caminhantes e sensíveis ao sol.
Balneário oferece tantas alternativas de lugares para alimentação, cada dia selecionei uma diferente. Na Vila do artesanato é possível encontrar pastel, doces, bebidas e ainda admirar lindos trabalhos artesanais. Embora pequeno eu amei o lugar, especialmente porque é tranquilo. Se você prefere lugares agitados pode conhecer o Camelódromo.
Com 33 metros de altura o monumento pode ser visto de longe. Eu o via todos os dias, pois fiquei próximo. Como é iluminado preferi ir à noite. Para ver os horários de funcionamento acesse o site.
Eu utilizei o ônibus gratuito para chegar lá, saindo da avenida Brasil. Estava cheio, no entanto foi tranquilo.
O Cristo e o show de cores são lindos.
O local é bem estruturado, há exposição de fotos, réplica em tamanho menor do monumento, loja, restaurante e pizzaria. Eu jantei no restaurante e achei o valor razoável pela conveniência. O show era animado, gostei da banda e das músicas. O atendimento também me agradou. Na hora de ir embora tinha fila para o ônibus, porém a equipe é bem organizada.
Meu passeio na Barra Sul começou com o bondinho aéreo do parque.
Na estação Mata Atlântica, primeira parada, há algumas atrações. Em meio à mata, visitei o mirante Camboriú onde é possível observar a essa paisagem sensacional.
Você pode ir por um caminho e voltar pelo outro, ambos são agradáveis e nesta escada composta por muitos degraus é preciso se curvar à natureza, conforme orientação da placa, respeitando a árvore. Adorei!
Conheci também o mirante Oceano com outra cena admirável. Esses cabos fazem parte de outra atração: o Ziprider. Eu não resisti e fiz este percurso de 750 metros, à 60km/h e 240m de altura. Como gosto muito de altura e aventura achei maravilhoso. No entanto, não é radical.
A próxima paragem é Laranjeiras. Quando cheguei a areia já estava muito lotada. É possível passar o dia, almoçar em um dos vários restaurantes, visitar as lojas e retornar usando o mesmo ingresso durante o horário em que o parque está funcionando, porém eu escolhi retornar cedo.
Passarela da Barra
É um acesso ao bairro da Barra onde fica uma charmosa praça, a capela de Santo Amaro e a Casa Linhares - casa antiga cheia de história. A entrada é gratuita e o atendimento é excelente!
No momento da minha travessia escutei música brasileira, porque tinha um grupo ensaiando.
Próximo ao bondinho tem o letreiro, bancos, parquinho e o molhe Barra Sul.
O Mirante da Orla Balneário Camboriú, localizado na Barra Norte não é muito elevado e apresenta essa arte que deixou a imagem ainda mais formosa.
Para me despedir, no último dia nesse paraíso eu acordei às 05:15 e mesmo nublado olha só o espetáculo!
Essa viagem era para relaxar - objetivo atingido com sucesso! kkk
Sem pressa eu me diverti, andei, descansei muito e voltei renovada, pronta para retornar ao trabalho. Embora a sensação de final de férias é sempre de quero mais...
Veja também:
































Comentários
Postar um comentário