Trilha da Pedra Bonita - Rio de Janeiro
A Pedra Bonita fica no Parque Nacional da Tijuca - Rio de Janeiro e é possível observar São Conrado e Barra da Tijuca do alto.
Em minha última visita tive o prazer de fazer essa trilha sensacional e o melhor gratuita!
Eu achei fácil apesar de ter que subir. E boa parte é arborizada, o que garante uma caminhada muito agradável, mas não esqueça o protetor solar, pois quando chegar ao topo vai ficar exposto e com certeza você vai querer ficar lá um tempo para aproveitar essa vista!
Para chegar usamos o transporte de aplicativo que nos deixou na primeira guarita que dá acesso a esse morro.
Como já dizia Carlos Drummond de Andrade:
"No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho"
Acho maravilhoso quando respeitam a natureza, neste caso deixaram a pedra - um lindo pequeno desvio na estrada.
Após alguns minutos localizamos essas placas informativas com algumas orientações e tinha mais uma guarita onde há um livro para assinatura e anotação do horário antes de iniciar e após finalizar a trilha de 1 quilômetro e 200 metros. O acesso só é permitido até às 15:00 e o parque fecha às 17:00. A duração do trajeto vai depender do ritmo de cada um, nós levamos em média 40 minutos em cada trecho, mas planeje bem porque é necessário ter tempo para curtir a paisagem.
Como já disse a sombra das árvores ajudam.
A certa altura já temos uma "janela" para estimular.
Depois de um pouquinho de esforço a recompensa. Vista do lado esquerdo.
Lado direito.
Vista central com a Pedra da Gávea marcando presença.
Depois de curtir bastante, descansar um pouco decidimos retornar. Ao chegar à entrada da trilha uma última olhada. Mais um ângulo olhando para a direita, assim dá para ter uma ideia de como a pedra é ampla.
Mais um registro do caminho. Não sei se era a época, mas não vi muitas flores, mas essa realmente chamou a atenção.
Um detalhe importante a compartilhar é que eu pesquisei pelo aplicativo e não havia transporte disponível. Como eu desci de parapente isso não foi um problema. Contudo se essa opção não te agradar ou o clima não estiver adequado para a prática desse esporte é preciso pensar em uma alternativa como agendar um taxi, pois tentei pesquisar pelo google maps e não consegui encontrar transporte coletivo para esta estrada. Ou pode caminhar, afinal descer é sempre mais fácil que subir. Ou se for de carro tem um pequeno e aparentemente disputado estacionamento - no dia estava lotado.
Eu amei essa pequena aventura, foi tranquilo e espetacular. Pessoalmente é sempre melhor, né!? A natureza sempre me encanta e me surpreende.
Demos sorte porque o clima estava perfeito. Em um momento apareceu uma enorme nuvem que cobriu parte do cenário, porém ela sumiu rápido e foi bem interessante acompanhar esse fenômeno. Entretanto, com base nisso imagino que se for um dia nublado pode não ser tão interessante subir.
Outros passeios na cidade maravilhosa? Acesse postagens com o rótulo Rio de Janeiro:


















Comentários
Postar um comentário