A Aurora Boreal em Tromso
Quando eu era mais jovem sonhava em ver a Aurora Boreal, mas achei que seria quase impossível já que precisaria ir para um lugar remoto e com difícil acesso. Entretanto, para minha felicidade, eu estava errada. Fui orientada a visitar Tromsø, uma cidade próxima ao Ártico. Não é perto e nem barato, mas é bem simples chegar lá.
Eu cheguei dia 22 de dezembro à noite com direito a neve já na saída do avião, era tipo uma chuva - só que de neve. kkk. Eu só tinha visto uma brisa até agora! Sensacional!
Ainda bem que eu já vestia casaco e botas impermeáveis, itens essenciais para locais com neve. Eu comprei aqui mesmo, rs
Por várias razões decidi usar o ônibus que sai literalmente da porta do aeroporto para o centro da cidade. O motorista me ajudou a descer no ponto mais próximo do hotel, neste momento a neve já não caia mais. O chão estava todo branquinho e eu tive que subir um morro "leve" com neve e mala, imagina a aventura, rs... O trajeto era curto, mas demorei um tempo já que estava andando muito devagar e com muito cuidado para não cair.
Estava escuro, era tarde e eu exausta da longa viagem de 24 horas contando as paradas. Por isso, preferi apenas ir para o quarto. Depois de me acomodar olhei pela janela e não resisti, fui até a saída do hotel para ver a neve que voltou a cair.
No dia seguinte eu tinha uma caçada à aurora agendada, é assim que chamam! É um passeio em que saímos em busca de áreas com pouca ou nenhuma iluminação e céu limpo, pois estes são alguns dos fatores que facilitam a visualização deste fenômeno. Durante o dia fiz uma caminhada pelo centro de Tromsø.
Esse é o morro que subi à noite, olha quanta neve! Tão lindo!! 😍
A cidade estava decorada e mesmo durante o dia as luzes estavam acesas. Até porque nem estava tão claro assim, afinal não tinha sol.
Na hora em que passei a Tromsø Cathedral estava fechada, mas como pode ver na foto é um igreja linda. Construída em 1861 e é de madeira.
Foi em frente à esta igreja que conheci a Wilqui Dias do canal no youtube: A Noruega e Eu. Esse momento foi muito emocionante, porque enquanto eu pesquisava sobre o destino achei o canal e assisti muitos vídeos. Como era época de festas nem tentei contato e o destino me presenteou. Ela é uma brasileira que mora lá. E ela foi muito simpática e atenciosa.
Durante o inverno os dias são curtos, como já disse não dava para ver o sol. Essa foto foi tirada às duas da tarde. Como eu ainda tinha algum tempo, caminhei até o teleférico de onde podemos ver a cidade do alto.
Vista da ponte
Catedral do Ártico
Aqui já é a vista do alto e eram apenas três e vinte e oito, parece noite, né?!
Voltei de ônibus para o hotel e me preparei para a caçada, já estava muito frio. Foi uma viagem longa, quase chegamos na Finlândia.
Que emoção, ela apareceu - a Aurora! Foi uma aparição "tímida", mas o guia disse que às vezes ela nem aparece. Eu fiquei tão feliz, senti como se estivesse em um sonho. A temperatura era de aproximadamente -17º. Lá estava eu no "meio do nada" realizando meu sonho. Que loucura!?! rs Tem dias em que ainda não acredito. Aí, eu olho as fotos e recorro às minhas memórias...
Na véspera de Natal eu fiz um passeio durante o dia - Fjords Excursion.
No cotidiano não costumo comer lanches, mas quando viajo acaba sendo uma opção fácil e mais em conta. Embora, na Noruega não foi nada em conta. Como era uma noite especial fui em lugar lindo, com luz de velas e aconchegante. Depois de um momento de celebração voltei para o hotel para descansar.
"Então é Natal, e o que você fez? (todo ano pergunta Simone, kkk)
Eu fui para a segunda caçada na noite de Natal. E diferente da primeira não fomos muito longe, depois de aproximadamente trinta minutos os guias anunciaram: "vamos procurar um lugar seguro para estacionar". Eu estava em um dos bancos da frente, então quando a porta abriu eu saí rápido, e eu não acreditava no que estava vendo!!! A aurora estava tão forte! A emoção tomou conta de mim. Nem sei explicar...
Era inacreditável e apesar do frio de -10º fiquei lá admirando aquela maravilha, foi tão especial.
O mais impressionante é que ela tem vida, se movimenta, dança e mostra suas cores. Dá para ver as bordas em rosa e branco. Quando ela foi embora, nós mudamos de lugar. E ela voltou tão forte quanto a primeira, ficamos mais uma hora admirando esse show! Em um certo horário eu estava sofrendo tanto com o frio que precisei voltar para o ônibus para dar uma "calibrada" na temperatura do corpo, principalmente do pé, kkk. Fiquei uns cinco minutos e logo fui para a neve, queria ver mais e curtir muito aquele momento único e tão mágico!
Não queria mais ir embora, mas ela foi e já era tarde, quando cheguei no hotel dormi satisfeita com o melhor presente de Natal.
As fotos da Aurora foram tiradas pelos guias.
Para fechar visitei o Museu de Arte do Norte da Noruega. Vi lindos quadros e outras peças, foi ótimo!
Para saber mais acesse: https://www.nnkm.no/en
Uma curiosidade sobre esses dias...
Eu sempre amei o sol. E tive a oportunidade de reafirmar esse amor quando estive na Noruega. Só tinha 4 horas de luz. Confesso que foi bem estranho, pois aqui mesmo no inverno vemos o sol por muitas horas.
Lembro que em um vídeo a Wilqui desceu do ônibus no meio do caminho por causa do sol. Lembro de achar o acontecimento curioso no dia, mas depois de viver esta experiência fez muito sentido!
Senti muita falta do sol e tive a impressão de que a viagem durou menos, mas claro que foi só uma impressão e vivi momentos maravilhosos que vão ficar na minha memória para sempre.
O momento mais impressionante foi ver a Aurora Boreal ao vivo dançando e exibindo suas cores e formatos. Foi perfeito!
Tenho vontade de voltar para viver outra experiência única que é o sol da meia noite. E mesmo para ver a Aurora novamente, porque as fotos são espetaculares, mas a emoção de estar lá é indescritível e insubstituível.
Quem sabe um dia, né?!
















Parabéns! Você me emocionou. Conseguiu mexer com nossas lembranças da Viagem para Noruega no ano anterior. Realmente a Caça a Aurora Boreal é emocionante! A expectativa por encontrá-la ou não é muito grande e quando conseguimos vê-la no Natal é um presente.
ResponderExcluirObrigada! :) Nem fala, também foi muito emocionante escrever sobre essa lembrança tão especial, minha mente "voltou"! Como é bom viver novas experiências, né?!!
Excluir